domingo, fevereiro 23, 2003

Assunto polêmico hoje por aqui... Diz respeito ao sistema de cotas para negros e alunos de escolas públicas na UERJ... A discrepância entre o desempenho daqueles aprovados sem reserva de vagas e os que entraram por esse sistema é imensa...

Pra início de conversa, eu considero uma medida completamente inconstitucional, pois fere o disposto no art 5º de nossa constituição, onde se lê - "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..." - O que mais acontece nesse sistema de reserva de vagas é a distinção, principalmente entre as raças... Considero tal medida um racismo às avessas, onde o branco é preterido... É bom lembrar que meu melhor amigo é negro, meu avô e tio também o são... Ou seja, não posso ser acusado de racismo... Mas é bom tocar nesse assunto pois de certa forma sou afro-descendente, sendo assim teria eu direito a uma dessas vagas??? E se no último ano de escola eu ingressasse no ensino público e fizesse ao mesmo tempo um cursinho particular? Ora, seria então beneficiado e agraciado com uma das vagas, mesmo que ao mesmo tempo que estudasse na escola pública frequentasse um desses cursinhos hiper caros que existem na cidade... A lei, além de inconstitucional, não está clara e permite muitas brechas para quem quiser tirar proveito dela...

O governo deve investir de verdade no ensino público para permitir que os estudantes possam competir em iguais condições e não provocar um denivelamento no ensino universitário... O que deverá ocorrer na UERJ? Alunos sem base irão provocar um nivelamento por baixo no ensino... Muitos daqueles que não tem condições de acompanhar as aulas irão se evadir da faculdade provocando um aumento do número de vagas ociosas e outros problemas mais...

Infelizmente não acho que o caminho para melhorar o ensino em nosso país e diminuir a desigualdade social seja através dessa lei inconstitucional, seletista e racista... Eu sinceramente acredito que um futuro melhor para esse país será alcançado por meio da educação com grandes investimentos do governo e de entidades privadas desde o ensino básico, permitindo aí sim uma integração total dos estudantes e oportunidades iguais para todos... Utopia? talvez, mas é um caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário